Aberto seletivo para estudantes e profissionais da saúde

Abertas inscrições para seleção emergencial de estudantes e profissionais da saúde para atuarem no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Maranhão. O edital foi divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de abril, pelo site da Fapema.

Podem ser inscrever acadêmicos formandos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, de instituições de ensino superior público e privadas, sediadas no Maranhão. Além disso, também pode se inscrever profissionais já formados das respectivas áreas de atuação.

Os selecionados vão realizar atendimento em centrais de informações, por meio de atendimentos telefônicos e digitais. Eles serão responsáveis em tirar dúvidas e dar orientações relacionadas à prevenção e cuidados no combate da pandemia.

De acordo com a Fapema, os selecionados também vão prestar assistência e aconselhar pacientes com síndromes gripais aguadas que procuram as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Região Metropolitana de São Luís.

Este é o quarto edital lançado pela Fapema com ações voltadas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Em 2020, a instituição lançou editais com até R$ 450 mil reais em investimentos, que concederam 88 bolsas, sendo 74 para alunos e 14 para professores, nas áreas de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia.

A Fapema também lançou, no ano passado, outro edital que concedia apoio financeiro para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que contribuíssem para o enfrentamento da pandemia e pós-pandemia. Ao todo, foram investidos R$ 1 milhão e 19 projetos foram aprovados.