Arthur Lira vence eleição na Câmara Federal

Com 302 votos a 145, Arthur Lira, do Progressistas, foi eleito em primeiro turno à presidência da Câmara de Deputados. Lira vai presidir a Casa pelos próximos dois anos. Em sua fala, logo após o resultado, se comprometeu a conduzir a Câmara com “todo compromisso à autonomia da instituição” e para todos que apoiaram ou não, sua candidatura. A votação encerrou às 23 horas.

Disse não se confundir com a cadeira, que é giratória, referindo às mudanças no poder,  e ser “um deputado igual a todos”. Lira frisou que na vida pública, o importante não são as pompas, mas os comandados e que assumirá o cargo a com o pensamento no melhor para o Brasil. Pediu ainda momento de silêncio em respeito às vidas perdidas com o novo coronavírus e falou em apoio à vacinação dizendo que “precisamos vacinar, vacinar e vacinar os brasileiros”. Ao final, agradeceu ao deputado Baleia Rossi, que em sua avaliação, somou “para o debate democrático” e lembrou a gestão de Rodrigo Maia que será “lembrada pela história por seu legado”.

Rodrigo Maia, que deixa o cargo, se emocionou durante sua fala de despedida da presidência da Câmara e afirmou que as brigas são águas passadas. O deputado assumiu cadeira em ‘mandato-tampão’ em 2016 e, depois, se reelegeu para o posto duas vezes. Suas últimas semanas no cargo foram marcadas por atritos com a candidatura de Lira.