Aulas da rede pública do Estado iniciam nas unidades de tempo integral

Com aulas na modalidade remoto, as escolas públicas da rede estadual deram início ao ano letivo de 2021. Nesta etapa, estudantes das escolas de tempo integral da rede já utilizam a modalidade. Os estudantes de 2ª e 3ª série das 78 escolas de tempo integral, desde a segunda-feira (8) assistem às aulas remoto. Neste conjunto estão incluídas 23 Unidades Plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) e 55 Centros Educa Mais, alcançando quase 25 mil estudantes.

O primeiro dia de aula na Unidade Plena do IEMA de São Luís/Centro, contou com programação de acolhimento, participação de alunos egressos, apresentação de vídeo de acolhimento (Núcleo Socioemocional IEMA) e da Equipe Escolar, apresentação dos novos colaboradores; apresentação musical, participação do Coral de Libras (Mãos que Encantam), dentre outras atividades.

O diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, destacou a importância do acolhimento para que sejam abordados aspectos dos modelos pedagógico e de gestão, que, segundo ele, são essenciais para a construção do projeto de vida dos estudantes.

“Hoje, as nossas escolas iniciaram suas atividades com o acolhimento, que é uma metodologia de êxito. Acreditamos que esse momento é bastante propício para explicarmos o nosso modelo pedagógico e de gestão aos novos estudantes. O acolhimento está sendo um sucesso”, disse. Alunos que entram na 1ª série, terão ainda data definida para o início das aulas, que depende da finalização do calendário acadêmico das redes municipais.

Matrículas nos municípios

Na próxima segunda-feira (15), o Governo do Maranhão abrirá as inscrições para os estudantes interessados em cursar a 1ª série do Ensino Médio Integral na rede estadual de ensino na capital, São Luís, e nos municípios de Imperatriz, Barra do Corda, Chapadinha e Itapecuru-Mirim.

No total estão sendo ofertadas 3.701 vagas para a 1ª série do Ensino Médio Integral em quatro Unidades do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e em 21 Centros Educa Mais. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 19 de fevereiro, exclusivamente de forma online, pelo site da Seduc: www.educacao.ma.gov.br/matricularedeintegral2021.