Foto: Divulgação

Blitz Urbana vai coibir festas de Carnaval na capital maranhense

A partir desta sexta- feira (12) a Blitz Urbana irá a fazer a fiscalização com intuito de garantir a suspensão de eventos em locais públicos neste período carnavalesco, segundo afirmou a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh). A decisão foi firmada entre o município e o Poder Judiciário junto com outras instituições em virtude do agravamento do quadro epidemiológico da Covid -19 no estado do Maranhão.

Bruno Costa, secretário da Semurh, acredita que a força-tarefa deve demonstrar resultados positivos quanto à situação da pandemia na capital, mas, para isso, é necessário que haja colaboração da população.

“Além da imunização, que vem sendo efetivada pela Prefeitura de São Luís, é essencial que todos nós, ludovicenses, tenhamos responsabilidade para alcançar este objetivo comum. Seguindo as recomendações necessárias para evitar a disseminação da doença, acreditamos que logo poderemos retomar nossa rotina”, destacou.

A atividade de fiscalização irá contar com equipes diariamente de 12 agentes e quatro viaturas da Blitz Urbana. A ação terá a parceria das secretarias municipais de Segurança e Cidadania e de Meio Ambiente que irão circular em áreas estratégicas da capital maranhense para inibir possíveis eventos a serem realizados. Se houver algum descumprimento, o evento será interrompido e seus organizadores serão notificados e, se necessário, direcionados à Delegacia de Polícia.


De acordo com o Decreto estadual nº 36.462, as comemorações do Carnaval de 2021 estão suspensas no Maranhão. Ficou a cargo das gestões municipais definirem sobre os pontos facultativos normalmente deliberados na segunda e terça-feira de Carnaval, assim como na Quarta-feira de Cinzas.


O funcionalismo do serviço municipal irá funcional normalmente nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, sem ponto facultativo ou feriado.