Campeonato Maranhense 2021 começa dia 14 de fevereiro, anuncia Federação Maranhense de Futebol

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) divulgou a tabela básica do Campeonato Maranhense 2021, que começa no dia 14 de fevereiro. O torneio será disputado no mesmo formato do ano passado, já que o regulamento da competição exige no mínimo dois anos. Os jogos previstos para a primeira fase são: Timon x Sampaio Corrêa; Juventude x Iape; Pinheiro x São José; e Moto Club x Imperatriz.

Na primeira fase, os times farão duelo em confrontos somente de ida por sete rodadas. Os dois primeiros colocados avançam direto para fase semifinal, enquanto aguardam a definição das outras duas vagas, que sairá do quadrangular final disputado entre times da terceira à sexta colocação. Os dois últimos colocados na primeira fase serão rebaixados.

As semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta, sem critérios de gols fora. Além de Sampaio Corrêa, Moto Club, Imperatriz, Juventude-MA, Pinheiro e São José-MA, a atual edição conta com os recém-chegados Timon-MA e Iape, campeão e vice-campeão do Maranhense Série B, respectivamente.

Com a volta da Copa FMF, a distribuição de vagas em relação a temporada 2020 terá alteração. A Copa FMF dará ao campeão o passaporte para a Copa do Brasil e à Série D 2022 e o Campeonato Maranhense dará ao campeão vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste 2022, na Copa do Brasil e Série D do mesmo ano. O vice do Estadual garante vaga na Copa do Brasil 2022.