Casarões do Centro Histórico ganham novo colorido em projeto de revitalização

A primeira etapa do projeto Cores da Cidade começa a modificar o Centro Histórico, garantindo a revitalização e novas cores às fachadas. Realizada pelo Governo Estadual, a ação vai melhorar 31 casarões, sendo 14 entregues já em março.

Coordenado pelas Secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Cultura (Secma), o projeto integra o programa Nosso Centro.

Somado ao colorido, as novas fachadas vão contribuir para estimular ainda mais as visitações de turistas e moradores de São Luís. As cores e intervenções são definidas em acordo com os proprietários dos imóveis, seguindo normas especificadas dos órgãos de proteção ao patrimônio, como o Departamento do Patrimônio Histórico Artístico e Paisagístico (DPHAP), órgão vinculado à Secma.

O Cores da Cidade tem ainda propósito de reforçar as várias ações de revitalização do Centro da cidade. Entre os serviços do projeto estão a recuperação do reboco, pintura das fachadas, além de revitalização e pintura de gradis e esquadrias dos imóveis. Eles estão situados em seis vias, recebendo melhorias nesta primeira etapa: Rua São João, Rua da Cruz, Rua Saavedra, Travessa Jaú, Rua Jansen Muller e Rua Rancho. Mais casarões serão contemplados ao longo das próximas fases do projeto.