Corpo de Bombeiros realiza treinamento em simulação na praia do Calhau

Garantir atendimento agilizado de vítimas e reforçar o treinamento das equipes foram os principais focos de simulação técnico-operacional, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). O treinamento simulado ocorreu nesta sexta-feira (12), na praia do Calhau, em frente ao Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar), Avenida Litorânea. O treino simulou ocorrência com vítimas de afogamento.

“Nessa simulação, o objetivo foi mostrar um pouco da rotina de trabalho realizado dos guarda-vidas. E também, chamar a atenção dos banhistas para que se conscientizem para um comportamento mais seguro, e, assim, possamos reduzir os acidentes com afogamentos em nossa orla”, destacou o major José Lisboa, que conduziu o treinamento.

Durante o treinamento, a coordenação orientou trabalho inicial de rotina dos guardas vidas, com sinalização das áreas mais perigosas para banho. Essa sinalização é feita com bandeiras vermelhas distribuídas ao longo da área de risco. Ainda, abordagem a banhistas em situação de risco com uso de embarcações e quadriciclos; retirada de vítima de afogamento da água, com uso das técnicas básicas de recuperação de afogados.

O major Lisboa reforça que a simulação técnico-operacional integra o plano de treinos do Corpo de Bombeiros e “contribui para que tenhamos menor tempo de resposta, chegando às vítimas o mais rápido possível e prestando o atendimento de emergência necessário”. A iniciativa é parte de uma série de atividades de aprimoramento da tropa, com fins a otimizar ações de emergência atendidas pelos bombeiros.