Criolo realiza primeiro show em realidade estendida do Brasil. via Twitch

A Twitch renovou parceria com a CrioloTV, canal do rapper Criolo na plataforma, para 2021. A primeira ação em conjunto ocorre neste sábado (23), quando o artista apresentará no streaming o Criolo XR, primeiro show em realidade estendida do Brasil. O evento será transmitido gratuitamente a partir das 20h30.

O mecanismo já foi utilizado pelo artista em clipe do trabalho Sistema Obtuso

Realidade estendida (XR) é o termo usado para definir uma tecnologia que usa realidade aumentada (RA), realidade virtual (RV) e realidade mista (RM). Dentro do contexto do evento do Criolo, o recurso permitirá uma performance multifacetada, adaptada para o formato de transmissão da Twitch.

Com foco em um conteúdo mais visual do que shows convencionais, a apresentação é inspirada na comunidade gamer na plataforma e na participação ativa do público. O cenário ainda permitirá que o artista interaja com os gráficos criados a partir da engine Unreal, utilizada na programação de games como Fortnite.

Para a transmissão, serão usados painéis de LED, que vão projetar imagens criando um ambiente virtual em 3D. Na prática, a câmera capta as imagens por meio de sensores de posição e rotação e projeta o ambiente com perspectiva que gera a ilusão de que o personagem realmente está inserido em um universo virtual.