Em formato digital, inscrições para o Bolsa Atleta são iniciadas

Foi iniciada na última terça-feira (26) a inscrição para o Bolsa Atleta. O programa agora conta com um formato digital para facilitar os registros e o acompanhamento dos processos de análise e concessão de benefício.

Foto: Divulgação

Para participar, os candidatos devem a inscrição no sistema virtual até o dia 15 de fevereiro. Nele, os atletas poderão enviar documentos como declarações de clube e de patrocinadores, preencher o plano esportivo, acompanhar o andamento da análise da inscrição e verificar periodicamente a existência de pendências. Caso seja contemplado, o beneficiário poderá enviar os dados bancários e assinar o termo de adesão no próprio sistema.

O Bolsa Atleta foi criado em 2005 e visa patrocínio direto ao atleta do mundo. Desde a sua implementação, já foram concedidas mais de 69,5 mil bolsas para 27 mil atletas de todo o País.

Nas Olímpiadas do Rio 2016, 77% dos 465 atletas convocados para defender o Brasil eram bolsistas. Das 19 medalhas conquistadas pelos brasileiros – a maior campanha da história –, apenas o ouro do futebol masculino não contou com bolsistas.

Já nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Brasil teve a maior delegação da história, com 286 atletas, sendo 90,9% bolsistas. Foram 72 medalhas conquistadas, em 13 esportes diferentes. Todas as medalhas foram conquistadas por atletas beneficiários pelo programa.