Emprego online: saiba os melhores sites para encontrar oportunidades de trabalho

A crise do novo coronavírus intensificou ainda mais um problema que assombra os trabalhadores brasileiros: o desemprego. No ano passado, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) registraram a maior taxa de desemprego desde 2012, com 14,1 milhões de brasileiros sem trabalho.

Para aqueles que seguem em busca da recolocação ou até mesmo de seu primeiro emprego, principalmente durante a pandemia, as plataformas de vagas se tornaram cada vez mais importantes. Especialista dá dicas para candidatos terem mais sucesso na busca por uma recolocação; além de sites de vagas gerais, há opções por nichos, para estágio e trainee e, também, voltadas para diversidade e inclusão

“Estamos vivendo uma era na qual o candidato precisa se alfabetizar digitalmente, independentemente da idade ou formação. Se não tiver isso, a pessoa fica ausente do mundo, porque as transformações vão continuar acontecendo”, diz Denise Asnis, especialista em RH e co-fundadora da startup de empregabilidade Taqe.

Ela lista algumas dicas para que aqueles que estão procurando trabalho sejam mais assertivos em suas buscas. Analise as plataformas para checar se elas têm o perfil que você almeja: foque menos em números e mais em entender o que você quer e qual é o seu perfil, se aplicando para as vagas corretas; buscar por empresas que gostaria de trabalhar; e procurar sites que mantenham os dados atualizados.

FORMAÇÃO

Para algumas empresas, faz toda diferença ter faculdade para ocupar uma vaga de emprego. Segundo o mais recente Censo da Educação Superior, o Brasil tem mais de duas mil instituições de ensino superior em atividade. E isso só contando aquelas que são credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Isso por somente faculdades autorizadas pelo MEC podem emitir diplomas com validade legal no país.

Entre as principais faculdades online e credenciadas pelo MEC está o Centro Educacional Anhanguera (Anhamguera), Cruzeiro do Sul Educacional (presencial) – em São Paulo. Cruzeiro do Sul Virtual (a distância), Faculdade Pitágoras (Pitagóras) – em Minas Gerais e Faculdade das Américas (FAM) – em São Paulo.

Vagas online:

1.    LinkedIn – www.linkedin.com – plataforma que mistura características de rede social, site de empregos e currículo online. É uma das opções mais populares para quem quer manter um perfil profissional visível e ampliar sua rede de contatos. As ofertas de vagas, no entanto, ainda são menores que os sites tradicionais. Oferece um serviço de assinatura, que amplia as possibilidades de contato e dá maior visibilidade do seu currículo aos contratantes.

2.    Catho – www.catho.com.br – é uma das maiores e mais tradicionais redes de busca de empregos no Brasil, com aproximadamente 1,8 milhão de vagas publicadas todos os anos. O serviço é pago e oferece uma série de facilidades para os candidatos. Existe a possibilidade de experimentar a ferramenta gratuitamente por sete dias. Também é possível baixar um aplicativo, disponível para as plataformas Android e IOS.

3.    InfoJobs – www.infojobs.com.br – presente no Brasil desde 2007, o site permite que os candidatos busquem vagas e publiquem seu currículo gratuitamente. Os dados ficam ativos por tempo ilimitado. Oferece também um serviço pago, que aumenta a visibilidade do CV. Também disponível na forma de aplicativo para as plataformas Android e Windows Phone.

4.    Empregos.com.br – www.empregos.com.br – Está entre os grandes sites de empregos do Brasil. Atualmente possui mais de 270 mil vagas à disposição e é utilizado por 150 mil empresas. Oferece serviço de assinatura para aumentar a visibilidade do perfil do candidato. Também disponível como aplicativo para as plataformas Android e IOS.

5.    SINE – www.sine.com.br – O Site Nacional de Empregos (SINE) existe desde 2.000 como uma plataforma de classificados online de vagas de emprego totalmente gratuita. Está entre os maiores do Brasil, com mais de um milhão de vagas publicadas. É importante não confundi-lo com o Sistema Nacional de Emprego (SINE), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Também é possível baixar um aplicativo, disponível para as plataformas Android e IOS.

6.  Vagas.com.br – www.vagas.com.br – é totalmente gratuito e tem como base uma ferramenta pensada na gestão de recrutamento e seleção, prometendo ao candidato encontrar as vagas mais adequadas ao seu perfil.

7.    Indeed.com.br – www.indeed.com.br – O Indeed é um agregador de vagas, ou seja: é uma ferramenta capaz de buscar vagas para o perfil solicitado em diferentes sites de emprego ao mesmo tempo. É totalmente gratuito para candidatos.

8. Trovit Brasil – www.trovitbrasil.com.br/ – site internacional que chegou ao Brasil há poucos anos, o Trovit é uma ferramenta de busca especializada em classificados em geral, o que inclui empregos, carros e imóveis. Está presente em 38 países e é um dos mais utilizados na Europa e América Latina. É possível usar também como aplicativo de celular nas plataformas Android e IOS.

9.    CIEE – www.ciee.org.br – o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) ajuda jovens estudantes brasileiros a encontrar oportunidades de estágio ou aprendizado no mercado de trabalho. O serviço é totalmente gratuito.

Emprego especializado

1.    Manager – www.manager.com.br – Especializado em vagas nas carreiras gerenciais, com foco em Administração, Indústria, Comercial, Logística e Atendimento. O serviço é pago, com possibilidade de fazer um teste por sete dias sem custos.

2.    Jurídico Vagas – www.juridicovagas.com.br – Oferece vagas a estudantes, bacharéis em Direito e advogados em empresas e escritórios de advocacia de todo o Brasil. O cadastro é gratuito.

3.    CVEngenharia – www.cvengenharia.com.br – Dedicado a engenheiros de diversas modalidades. O cadastro de currículos é gratuito, mas existe a opção de pagar para ganhar mais visibilidade.

4.    Carreira Fashion – www.carreirafashion.com.br – Focado exclusivamente no segmento da moda. Está há dez anos no ar e é um dos maiores bancos de vagas deste setor no Brasil. O serviço é pago para candidatos.

Emprego internacional

1. Monster – www.monster.com – Um dos maiores sites de emprego do mundo, com milhares de vagas nos principais países da Europa, América do Norte, Ásia e Oriente Médio.

2. Seek – www.seek.com.au – O maior site de busca de empregos e cadastro de vagas na Austrália e na Nova Zelândia.

3. Net Empregos – www.net-empregos.com – Plataforma de empregos para quem quiser consultar oportunidades disponíveis em Portugal.