Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta-feira; consulta será feita pelo site do Inep

A partir desta quarta- feira (27) os gabaritos oficiais poderão ser conferidos pelos candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem). Ao todo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano, número que representa menos da metade dos participantes inscritos nas provas.

Foto: Divulgação

Durante dois domingos, nos dias 17 e 24 de janeiro, os participantes tiveram que responder questões de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Fizeram ainda a prova de redação, a única subjetiva do exame que abordou como tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Os gabaritos poderão ser acessados pelo portal do Inep. A nota do ENEM não será divulgada através do gabarito, pois o exame passa por uma correção com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova.

Isto é,caso ele acerte questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute. O candidato, então, pontua menos que outro que tenha tido êxito nas mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.

Os resultados finais devem ser divulgados no dia 29 de março. As notas também poderão ser usadas para acessar o ensino superior e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Reaplicação

A reaplicação do Enem acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro. Os candidatos devem fazer o pedido até a próxima sexta- feira (29). O processo será dado a quem perdeu esta edição por problemas de infraestrutura, quem teve diagnóstico de Covid ou doenças infectocontagiosas na véspera do exame.