Hemomar itinerante estará no centro da capital até esta sexta-feira, 18

O ônibus para coleta externa de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar) estará disponível, ao lado da da Biblioteca Pública Benedito Leite, centro da cidade. O veículo foi totalmente reformado, ganhando novos equipamentos e adequando-se às mudanças sanitárias e de segurança. Doadores podem procurar o serviço até esta sexta-feira (18), das 8h às 18 horas.

O ônibus é equipado com toda a estrutura necessária para a doação segura de sangue, como setor de triagem, consultórios, cadeiras de doação, lanchonete e espaço de estabilização. São cerca de 10 profissionais de saúde para coleta do sangue.A doação de sangue é um processo simples, seguro e rápido, podendo demorar até 15 minutos. 

Quase todos os tipos sanguíneos estão com estoques críticos, principalmente devido à pandemia do coronavírus, que tem afastado ainda mais os doadores do Hemomar. Por isso, todos os protocolos de segurança estão sendo cumpridos à risca.

Os requisitos básicos para doação são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto (válido em todo o território nacional) e idade entre 16 e 60 anos. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.