Hospital HCI vai ganhar mais leitos clínicos para casos de Covid-19

Um total de 72 novos leitos clínicos são preparados no no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), bairro Angelim, em São Luís. A medida integra as ações de ampliação de leitos exclusivos para assistência a pacientes com o novo coronavírus, realizada pela gestão estadual.

Os novos leitos clínicos serão distribuídos em 12 novas enfermarias, cada uma com seis leitos. Com a estrutura a ser entregue pelo executivo estadual, subirá para 170 o número de leitos clínicos e 62 de UTI no HCI.

“Com esses 72 novos leitos fortalecemos a estrutura destinada ao tratamento dos pacientes que necessitam de internação hospitalar. Sabemos que a rede privada de São Luís já está com 100% de ocupação o que reforça a urgência de ampliar os leitos disponíveis no SUS, de forma a continuarmos cuidando das pessoas”, disse o secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula.

Assim que os leitos forem entregues será iniciado o processo de regulação de novos pacientes, informa o diretor clínico do HCI, Marcus Grangeiro. “O resultado disso é mais tranquilidade para a população, tanto da capital como dos demais municípios do estado”, pontuou.

A equipe médica e multidisciplinar passa por ampliação e inclui médicos especializados, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros. Atualmente, 696 profissionais trabalham na unidade.

Decreto

O Decreto Estadual nº 36.531 determina que até 14 de março, shoppings, academias, lanchonetes, restaurantes, bancos, entre outros, deverão seguir novos horários de funcionamento, diminuindo a circulação de pessoas, consequentemente os níveis de contágio do vírus, o que deverá reduzir a ocupação de leitos exclusivos em unidades hospitalares de referência. O documento reforça a importância das medidas preventivas como o uso da máscara e o distanciamento social.