Idosos a partir de 85 anos começam a ser cadastrados para vacinação contra Covid-19 na capital

Teve início a busca ativa dos idosos a partir de 85 anos, pra cadastro da vacinação contra a Covid-19. O trabalho é realizado pela a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), por meio dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para esta etapa, estão aptos idosos nesta faixa de idade que possuam registro no Cadastro Único (CadÚnico).

O trabalho em equipes da Semcas nos bairros, promovendo a busca ativa dos idosos, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social e que tenham dificuldades para fazer o agendamento da vacinação. Foram identificados cerca de 3,2 mil idosos.

“A situação de vulnerabilidade e risco social das pessoas com mais de 85 anos e no CadÚnico, não podem ser impeditivos para que a vacina chegue até eles. A Semcas irá percorrer os territórios dos CRAS para encontrar os idosos”, explicou a titular da Semcas, Rosângela Bertoldo.

A vacinação de idosos acolhidos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) já está garantida, informou a gestora. Cada CRAS chega a abranger de 30 a 40 bairros e/ou comunidades. Uma força tarefa foi montada para proporcionar a ida em todos os locais identificados, o mais breve possível.