IFMA abre inscrições para cursos técnicos

Nesta segunda-feira (18), teve início o período de inscrições no processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Serão ofertadas 5.995 vagas em 27 municípios do Estado. Neste ano, a seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico público.

As vagas serão destinadas para os campi de Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís-Centro Histórico, São Luís-Maracanã, São Luís-Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

O Instituto oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, no ano letivo de 2020, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.