Mais de 70 mil novas doses da vacina CoronaVac começam a chegar aos municípios maranhenses

Já iniciou a distribuição das 71.400 novas doses da vacina CoronaVac. Este é o terceiro lote das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e começa a ser levado para os 217 municípios do Maranhão. O novo lote vai imunizar mais de 34 mil pessoas. As doses já estão foram encaminhadas para São Luís e Regionais de Saúde de Imperatriz, Açailândia, Itapecuru, Rosário, Chapadinha, além do município de Alcântara. 

Esta segunda dose da vacina será retida e encaminhada aos municípios, após a terceira semana da aplicação da primeira dose. Segundo orientação do Ministério da Saúde, compõe o público-alvo desta etapa, profissionais de saúde e população idosa de 90 anos ou mais.  Serão vacinados mais 6% dos profissionais de saúde e 100% dos idosos acima de 90 anos em todos os municípios do Maranhão.

“Até o final da semana nós queremos concluir a entrega em todas as regionais como fizemos na primeira etapa. Pois a determinação do Governo do Estado é que todos recebam os imunizantes nos seus municípios em tempo hábil para que não haja interrupção da campanha de vacinação”, afirma Aristeu Marques.

O Governo entrega as regionais e a aplicação das vacinas fica sob responsabilidade dos municípios. Estes, ao vacinar, precisam registrar os dados dos vacinados no Módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), desenvolvido pelo Ministério da Saúde. No total, o Maranhão já recebeu 306.540 doses das vacinas CoronaVac e Astrazeneca.