Foto: Divulgação

Maranhão confirma primeiro caso da variante P.1

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (26) o resultado do primeiro caso confirmado no Maranhão da variante P.1 da Covid-19. O exame veio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a variante, identificada originalmente no Amazonas, torna o coronavírus mais contagioso, segundo estudos preliminares.

O primeiro caso confirmado no Estado trata-se de uma mulher, de 35 anos, residente no município de Paço do Lumiar, guarda municipal de São Luís, sem histórico de viagem. De acordo com a SES, a paciente apresentou sintomas suspeitos da Covid-19 com tosse, mialgia, perda de olfato e paladar.

O exame RT-PCR foi coletado no Hospital São Luís e enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA) que encaminhou a amostra à Fiocruz.

Além do Maranhão, segundo o Ministério da Saúde, a variante brasileira, chamada P.1, já foi encontrada nos estados do Amazonas, São Paulo, Goiás, Paraíba, Pará, Bahia, Rio Grande do Sul, Roraima, Minas Gerais, Paraná, Sergipe, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Piauí .

Confira a nota: