Maranhão recebe primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca

O primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca, enviado pelo Ministério da Saúde, chegou ao Maranhão no início da tarde deste domingo (24). São 48.500 doses que serão distribuídas por todo o estado, à medida que os municípios alcançarem 70% de doses aplicadas da CoronaVac.

Com a chegada do novo lote de vacinas, o Governo do Estado vai acrescentar uma nova diretriz ao Plano Estadual de Vacinação do Maranhão. Além dos profissionais de saúde, a vacina será disponibilização também para os pacientes que estão em tratamento de radioterapia, quimioterapia e hemodiálise. A comprovação deve ser feita com apresentação de laudo e autorização médica.

O envio de novos lotes de vacinas aos municípios será condicionado ao lançamento no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde, de pelo menos 70% das vacinas aplicadas na etapa anterior, ou de apresentação de justificativa para eventual não cumprimento da meta. Até o momento, 27 municípios maranhenses atingiram a meta de 70% de aplicação da Coronavac.

A medida é uma orientação do Ministério da Saúde. A ideia é que não haja duas vacinas no mesmo local, ninguém terá opção de escolher a vacina e as pessoas serão vacinadas. Diferente da CoronaVac, o Governo do Estado não fará reserva das vacinas da AstraZeneca. Como a aplicação dela será daqui a 120 dias, todas as doses serão utilizadas já nesta primeira etapa. Ou seja, 48.500 pessoas serão imunizadas.