Ministério da Educação anuncia regras para o Fies do segundo semestre de 2021

O MEC publicou no Diário Oficial da União na manhã desta segunda-feira (25) as regras para a seleção relativa ao segundo semestre de 2021 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O cronograma de seleção, entretanto, ainda será publicado em edital específico.

Para se inscrever no Fies, o estudante que tenha participado do Enem, a partir da edição de 2010, e tenha alcançado nota média nas provas igual ou superior a 450 pontos. Lembrando que o candidato não pode ter zerado a redação e deve ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Foto: Divulgação

A seleção certifica apenas a probabilidade de direito à vaga, já a contratação do financiamento está sujeita às outras regras e procedimentos de formalização do contrato.

Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, em instituições de educação superior particulares. O fundo é um modelo de financiamento estudantil moderno, divido em diferentes modalidades, podendo conceder juro zero a quem mais precisa. A escala varia conforme a renda familiar do candidato.