Municípios do interior do Estado recebem novas ambulâncias

Prefeituras do interior do Maranhão e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) receberam novas ambulâncias. Entregues pelo Governo do Estado, foram 15 veículos que vão servir a saúde nas regiões, melhorando o transporte de pacientes e garantindo mais segurança às viagens entre hospitais, neste momento de agravo da pandemia de coronavírus. Com a entrega, já são 320 veículos desse tipo doados pela gestão, desde 2015.

Equipadas para o atendimento rápido e eficiente, as ambulâncias têm capacidade para socorro no atendimento como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi-UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). Podem transportar pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos.

Os veículos têm toda a estrutura adequada para o transporte de pacientes, incluindo macas, pranchas, umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio.

 “As ambulâncias significam essa união entre as redes municipais e o sistema estadual de saúde. Com essa entrega, completamos 320 ambulâncias entregues e isso significa que nos preocupamos com os serviços do Governo do Estado e também em estender as mãos aos municípios”, afirmou o governador Flávio Dino.

Para o governador, “essa diretriz de parcerias com os municípios irá continuar porque acreditamos que, neste caso da saúde, este é o caminho para enfrentar a pandemia, vencer e cuidar dos outros desafios sanitários que o Brasil possui”.

Uma das cidades que receberam o veículo foi Porto Franco. “Essa ambulância é de grande importância tanto para os pacientes dentro do município como também para o apoio ao Samu e pacientes da região que são demandando para o polo de Imperatriz”, afirmou o prefeito Deoclides Macedo.