Homem é assassinado a tiros em Caxias

Um homem foi morto com três disparos de arma de fogo, na Avenida Central do bairro Refinaria, no município de Caxias, neste final de semana.

De acordo com a Polícia Militar, dois homens chegaram em uma moto e realizaram os três disparos contra a vítima. Ainda de acordo com a polícia, a vítima tinha mandado de prisão e saiu a pouco tempo do sistema penitenciário.

A polícia investiga o caso e trabalha na hipótese de acerto de contas. A Polícia tenta identificar e prender o suspeito.

Maranhense conquista pódio no Open Pan-Americano de Veteranos de judô

O fim de semana foi de conquistas para o judoca maranhense, José de Ribamar Goes. Ele conquistou o terceiro lugar no Open Pan-Americano de Veteranos, realizado em Salvador, de 11 a 15 de maio. A competição aconteceu junto com o Campeonato Pan-Americano de Veteranos e Kata, Campeonato Sul-Americano de Veteranos. Todos foram promovidos pela Confederação Pan-americana de Judô (CPJ), Confederação Sul-americana de Judô (CSJ) e Federação Internacional de Judô (FIJ).

O judoca José de Ribamar Goes se destacou entre os brasileiros e os atletas internacionais. Para o campeonato Pan-Americano e as outras competições, a Confederação Brasileira de Judô levou a maior delegação. Uma competição internacional que reuniu atletas de ponta de todo o mundo na capital baiana. Entre os países participantes estavam: Argentina, Chile, México, Canadá, Uruguai, Estados Unidos e Equador, todos com conquista de medalhas no Pan de Veteranos. Os únicos países que não foram ao pódio foram o Peru e a Jamaica.

Goes agradeceu à família pela confiança e ao diretor da Via Mundo, Antonio Bacelar, que o patrocinou.  “Agradeço por ele e a instituição acreditarem no trabalho e dedicação de uma vida inteira”, disse o atleta maranhense. Bacelar reafirmou que a diretriz social da Via Mundo sempre foi o incentivo à cultura e ao esporte maranhense. “Viemos de um momento difícil, onde todos tiveram que se reinventar e as atividades físicas foram a saída pra muitas pessoas,” importante seguirmos com apoio e incentivo” afirmou.

Frente fria deve atingir o Maranhão esta semana; Previsão é de 21 graus

O clima em todo o Brasil deverá ficar alterado por conta de uma frente fria que correrá o país até dia 21 deste mês. No Maranhão, a previsão é que chegue aos 21 graus. É o que preveem os meteorologistas.

O Maranhão está na listagem dos metereologistas como o estado mais ‘quente’ no meio dessa frente fria, mas, mesmo assim, a previsão é de 21 graus de temperatura. Para a região, que está acostumada com temperaturas acima dos 30 graus, pode-se dizer que, se isso acontecer de fato, será atípico por conta da sensação de frio rara.

Em algumas cidades da região sul, a temperatura chegará a zero grau. Os dados estão em levantamento do Brasil em Mapas, que destaca a previsão de temperatura mínima no Brasil entre os dias 15 e 21 de maio.

Segundo o levantamento, a massa de ar frio que atingirá o país é originada de um ciclone extratropical. Esta onda de frio deverá atingir grande parte do Brasil, em especial o centro-sul. Haverá aumento da sensação de frio com tendência de queda brusca na temperatura.

O alerta vai para as regiões sul, sudeste, centro-oeste e o sul da região norte, principalmente, onde a frente fria se estenderá com mais intensidade. No período, as temperaturas mínimas nestes locais poderão cair em média 10°C, em relação à mínima do dia anterior. Há risco inclusive de formação de geadas amplas nas regiões sul, sudeste e pontos do Mato Grosso do Sul.

Vítimas de Dom Pedro são veladas; vice-prefeito e noiva estão estáveis

Boletim médico emitido pelo Hospital Macro Regional de Presidente Dutra, nesta quinta-feira (12), informa que o vice-prefeito da cidade de Dom Pedro, Lucyan Rezende e a noiva dele, Ercinia Barros estão em estado estável. O casal teve ferimentos após acidente ocorrido na quarta-feira (11), no qual três pessoas morreram.

Os mortos no acidente foram o secretário de municipal de Esportes, Hidelbrande Pereira Reis; o vereador Antônio Ferreira da Silva; e o assessor de Comunicação, Benedito Gutemberg. Eles estavam em uma caminhonete dirigida pelo vice-prefeito, que teria perdido o controle do veículo.

Sobre o estado de saúde do vice-prefeito, o boletim diz que “o paciente Lucyan Dias Rezende de 32 anos foi admitido na unidade hospitalar vítima de acidente automobilístico, apresentando escoriações leves, dor cervical, edema e equimose em membro superior esquerdo com dor e limitação de movimentos, porém sem fraturas evidenciadas nos exames radiológicos. No momento encontra-se estável hemodinamicamente, internado no hospital regional de Presidente Dutra, sob observação médica, onde será submetido a novos exames”, disse a nota.

Já a noiva, o boletim aponta que “a paciente Ercinia Gomes Dualibe Barros também vítima de acidente automobilístico, encontra-se internada no Hospital Regional de Presidente Dutra, com quadro clínico de dor torácica, edema extenso em membro inferior esquerdo e traumatismo dentário, estando sob observação médica, onde será submetida a novos exames”.

Homenagens

O corpo de Benedito Guthemberg Setuba foi velado no centro de cidade de Dom Pedro, onde reside sua família; Hidelbrande Pereira Reis foi realizado na própria residência no centro da cidade. Já o velório de Antônio Ferreira da Silva, ocorreu no povoado Santa Vitória, zona rural do município.

Os corpos serão levados para quadra poliesportiva do Alto do Pacote, onde receberam homenagens de populares.

Haverá ainda um cortejo até o Cemitério Municipal de Dom Pedro, onde serão sepultados, marcado para as 17 horas.

Acidente envolvendo vice-prefeito de Dom Pedro causa morte de três pessoas

Um grave acidente deixou três pessoas mortas, todas de Dom Pedro, nesta quarta-feira (11). Entre as vítimas estão o secretário de municipal de Esportes, Hidelbrande Pereira Reis; o vereador Antônio Ferreira da Silva; e o assessor de Comunicação, Benedito Gutemberg.

De acordo com as informações, o vice-prefeito da cidade, Lucyan Rezende, estava dirigindo uma caminhonete VW Amarok quando teria perdido o controle do veículo. O grupo estava se deslocando para a inauguração de um Restaurante Popular em Governador Archer.

No veículo, também estava a esposa do vice-prefeito, Ercinha Gomes Duailibe. Ambos foram encaminhados ao hospital macrorregional de Presidente Dutra.

Pastoral da Terra divulga conflitos no campo no Maranhão

A Pastoral da Terra divulgou hoje (11) os dados de conflitos no campo no Maranhão. Em 2021, dos 35 assassinatos cometidos no país, 9 foram no estado. Entre 2017 e 2021, 944 conflitos no campo foram registrados no MA. Somente no último ano, foram 138 casos contabilizados.

O número é menor que o verificado nos quatro anos anteriores, mas a maneira como os conflitos se deram no último ano – com muito mais violência – resulta em mais mortes, o que preocupa a Comissão Pastoral da Terra.

De 2017 até esses primeiros meses de 2022, pelo menos 25 assassinatos foram registrados, como consequência dos conflitos. Até hoje ninguém foi responsabilizado, muito menos preso.

O que CPT reivindica é que o poder público, principalmente, as autoridades policiais, deem uma resposta, para que esses crimes não fiquem impunes.

Em nota, o Governo do Estado informou que há uma escalada de violência em todo território nacional contra os povos e comunidades tradicionais, observada com as mudanças políticas a partir de 2018 no país e o agravamento no quadro de conflitos a partir do ano de 2020.

A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular informou que diversas estratégias são pensadas para combater esse crescimento, entre elas o Decreto nº 36.889/2021, que disciplina licenciamento ambiental e que, dentre outras medidas, protege a posse das comunidades tradicionais e cria fluxo de priorização de regularização fundiária em locais de conflito agrário.

ICMS no Maranhão pode reduzir até 90% das multas e juros

Mais de 120 mil empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) podem ser beneficiadas com o novo programa de refinanciamento de dívidas do Maranhão, no qual o governo estadual concede redução de até 90% dos juros, multas e demais acréscimos legais.

A Medida Provisória 383/2022, que entrou em vigor na data da sua publicação, no dia 6 de maio, mas produziu efeitos desde o dia 2 de maio de 2022, também concede redução escalonada para pagamento parcelado dos débitos.

O novo programa de regularização fiscal para as empresas contribuintes do ICMS no Maranhão estabelece benefícios para pagamento à vista e parcelamento de débitos do imposto de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2021.

O prazo para adesão ao benefício é até o dia 29 de julho de 2022. A regularização pode ser feita pelo site da Secretaria de Fazenda, seja à vista ou parcelado, por meio do sistema de autoatendimento, SefazNet.

Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), os débitos alcançados pelo novo Programa de Pagamento e Parcelamento de Débitos de ICMS são aqueles constituídos ou não, inscritos ou não em Dívida Ativa, espontaneamente denunciados pelo contribuinte, em discussão administrativa ou judicial. Também estão alcançados os débitos das multas por omissão, ou entrega em atraso das declarações DIEF e EFD, para pagamento à vista com redução de 90% do valor.

Além da redução das multas, juros e demais acréscimos legais, para pagamento integral e à vista, foram estabelecidos reduções escalonadas das multas e juros para os parcelamentos, conforme prevê a MP:

– redução de 85% para pagamento em 2 a 10 parcelas

– redução de 70%, para pagamento em 11 a 20 parcelas

– redução de 55% para pagamento em 21 a 60 parcelas

Parcelamentos frutos de benefícios anteriores não podem ser cancelados para participar deste programa. Já os Parcelamentos feitos sem benefício ou feitos com base na Lei nº 11.367/2020 (Medidas Provisória nº 329/2021 e 356/2021) podem ser reparcelados. A solicitação de cancelamento deve ser feita formalmente pelo contribuinte, podendo ser feita de forma eletrônica, via e-mail para as agências da Sefaz, listadas na portaria 080/2021.

Polícia Rodoviária apreende 300 quilos de cocaína na BR 316

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 300 kg de cocaína e pasta base de cocaína na BR-316, na cidade de Santa Inês, a 250 km de São Luís, no fim da tarde de terça-feira (10). Segundo a PRF, a apreensão aconteceu durante uma abordagem a uma caminhonete branca, ocupada por um casal, que transportava um pneu de trator na carroceria do veículo.

Vendo o nervosismo apresentado pelo condutor, os policiais rodoviários realizaram um interrogatório, sendo confessado ao final que se tratava de tráfico de drogas. Os policiais levaram o veículo a um borracheiro, que o esvaziou e a polícia localizou a droga dentro de um pneu de trator, distribuída em 260 tabletes.

Segundo a polícia, a droga era originada do município de Santarém, situada na região central do estado do Pará, e se destinava ao município de Vitória do Mearim, na parte Norte do estado do Maranhão.

O casal foi conduzido à sede da Polícia Federal, localizada no bairro Cohama, na capital. A droga e a caminhonete também foram levadas à sede da PRF.

Bombeiro salva vida de recém-nascido por telefone

Uma mãe aflita pediu socorro pelo telefone ao Corpo de Bombeiros, pois seu filho de seis meses estava sem respirar após se engasgar. O caso ocorreu na segunda-feira (9) e de acordo com o capitão Pablo, bombeiro que atendeu a mãe, orientações emergenciais foram fundamentais para salvar a vida da criança.

“Pedi que ela segurasse bem firme a criança e que mantivesse a calma para que eu pudesse explicar a manobra de desengasgo,” disse o capitão.

As orientações foram repassadas com sucesso e o pequeno Lourennzo foi salvo. Em seguida, o capitão Pablo orientou que a criança fosse levada até o hospital para uma avaliação médica.

Polícia Federal apreende cerca de 300kg de drogas no município de Santa Inês

A Polícia Federal apreendeu, nesta terça-feira (10), cerca de 300kg de drogas que estavam sendo transportadas dentro de um pneu de um trator, no município de Santa Inês.

Segundo a polícia, o pneu estava sendo transportado na carroceria de uma caminhonete.

De acordo com informações ainda extraoficiais, a droga vinha do Pará e tinha como destino a capital São Luís.