Atropelamento de família causa morte de menina de 12 anos, em Imperatriz

Um motorista, que estaria em alta velocidade, atropelou uma família e causou a morte de Eloísa Santos Costa, de 12 anos, em Imperatriz, na noite do sábado (16). A polícia informou que o caso ocorreu na Rua 5, no bairro Vila Ipiranga.

O pai, Rômulo Sousa, estava andando de bicicleta e carregava o seu filho, Augusto Santos, de 1 ano de idade. Ao seu lado estava a filha Eloísa, que andava de patins. Repentinamente, um motorista em alta velocidade saiu de uma curva, bateu no meio fio e atropelou os três. Eloísa morreu ainda no local.

O motorista fugiu sem prestar socorro. O carro usado no acidente foi encontrado abandonado na Vila Cafeteira, horas depois. O pai e o bebê foram socorridos e levados para o Hospital Municipal de Imperatriz, onde seguem internados. O motorista que causou o acidente já foi identificado, mas está foragido.

Preso homem suspeito de abusar da própria sobrinha

A Polícia Civil do Maranhão prendeu um professor suspeito de ter abusado sexualmente da própria sobrinha, de 12 anos. O caso estava ocorrendo desde que ela tinha 8 anos, segundo contou à polícia. A situação foi em em Carutapera e o homem não teve a sua identidade revelada.

A jovem fez a denúncia na segunda-feira (26) e o homem foi preso no dia seguinte. Em depoimento à polícia, a adolescente disse que abuso sexual acontecia quando seus pais saíam para pescar. Sabendo da ausência dos pais, o suspeito ia até sua residência, no período da noite, quando ela estavam só ela e irmão de 10 anos de idade. Lá o suspeito praticava conjunção carnal e atos libidinosos com ela.

Segundo a polícia, constam na delegacia do município, dois inquéritos policiais que apuram denúncias de abuso sexual cometido pelo suspeito. Com as informações, a polícia representou pela prisão preventiva do professor. Após os procedimentos, o professor foi encaminhado ao Sistema Penitenciário de Carutapera, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Mototaxista é morto na BR-010 por motorista embrigado

Um veículo de passeio colidiu com uma motocicleta, na BR-010, km 246, em Imperatriz, causando a morte do condutor da moto. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do carro estava embriagado. Ele não teve a identidade revelada. O acidente ocorreu neste sábado (7).

O carro bateu na parte traseira do automóvel, de placas de Imperatriz. O condutor da moto também não foi identificado. A força do impacto arremessou o mototaxista ao chão, causando a morte em instantes.

Os policiais fizeram teste do bafômetro no condutor do automóvel envolvido no acidente, que constatou a embriaguez. Segundo a PRF, o acidente aconteceu por volta das 21h, no km 246 da BR-010.

O motorista do veículo de passeio foi autuado por homicídio culposo. Ele foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil em Imperatriz, onde vai ficar à disposição da Justiça.

Polícia encontra caixa com quase 10 quilos de maconha em calçada de Imperatriz

Uma caixa abandonada em calçada no Centro de Imperatriz, chamou a atenção de equipe da Polícia Militar que ao abrir, encontrou 9,8 kg de maconha. O casos ocorreu na quarta-feira (3) e a caixa foi encontrada após denúncia de dona de comércio na região.

A Polícia Militar informou que a caixa havia sido abandonada em uma calçada. A ocorrência que causou curiosidade em quem trafega e trabalha no local.

A polícia investiga a origem da droga ouvindo testemunhas e avaliando as câmeras de segurança da área. O material também vai passar por perícia.

A droga foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Repressão ao Narcotráfico de Imperatriz (Denarc).

Fraude em licitações na cidade de Imperatriz é investigada pela Polícia Federal

A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (3), a operação Recôndito, que investiga supostas fraudes em procedimentos licitatórios e contratos públicos, firmados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semu), em Imperatriz. Os contratos datam do ano passado e segundo a investigação, teria sido utilizado recursos públicos federais destinados ao combate do novo Coronavírus.

As investigações iniciaram após monitoramento de licitações e contratações públicos, que apontaram irregularidades no processo de seleção de empresas para prestação de serviço. A polícia identificou diversos indícios de fraude em processo de dispensa de licitação, que culminou com a contratação de empresa de fachada, integrada por sócios ‘laranjas’. Estes foram beneficiados em contrato, que tinha por objetivo fornecer refeições para atender demanda do Centro Municipal de Tratamento do Covid-19.

Nesta fase, a investigação mobiliza 25 policiais federais para o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão, em Imperatriz. Os mandados foram emitidos pela 1ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ do município. Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, fraude à licitação, corrupção ativa e corrupção passiva, entre outras infrações penais.

A denominação ‘Recôndito’ faz referência ao uso de empresa de fachada, operada por empresários ocultos, com o único objetivo de participar de processos de contração com o poder público.

Polícia apura assassinato de homem em partida de futebol na cidade de Imperatriz

A polícia investiga autoria e motivação da morte de um homem, a tiros, durante um jogo de futebol, no município de Imperatriz, no sábado (27). A vítima foi identificada como Eduardo Cantuário, que, segundo a polícia, era conhecido como como Eduardo Mãozinha, no futebol amador de Imperatriz.

A vítima estava na partida de futebol, quando foi acertada por dois disparos de arma de fogo. Os tiros foram disparados no rosto dele, por dois homens, ainda não identificados. Estes invadiram o campo já abordando o homem.

Ele não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu no local. O crime aconteceu por voltas das 17h no campo de futebol situado no bairro Vila Davi II, em Imperatriz. Eduardo Cantuário já foi preso e respondeu pelo crime de homicídio, segundo informações da polícia. O caso de assassinato de Eduardo Cantuário é acompanhado pela Delegacia de Homicídios de Imperatriz.

Avançam obras de montagem do Hospital de Campanha de Imperatriz

O vice-governador Carlos Brandão, acompanhado de comitiva de secretários estaduais, vistoriou as obras de instalação do Hospital de Campanha, em Imperatriz, na sexta-feira (26). A unidade vai atender casos de Covid-19 e tem previsão de início do funcionamento em 8 de março.

O hospital é fruto de parceria entre Governo do Maranhão, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e Associação Comercial de Imperatriz. O vice-governador destacou que, desde as instalações do hospital, até o seu pleno funcionamento, serão cerca de 500 empregos diretos gerados. O vice-governador, Carlos Brandão, pontuou a importância da unidade.

“Estamos aqui numa parceria com a Suzano. É um investimento de R$ 2,8 milhões realizado pela Suzano, e o Estado vai manter toda essa infraestrutura. Estamos ampliando leitos no estado inteiro. Essa segunda onda de Covid-19 vem com muita força e estamos ampliando e fazendo esse trabalho no estado todo”, pontuou o vice-governador, Carlos Brandão.

A gerente de Relações Corporativas da Suzano, Rakel Dourado Murad, ressaltou que, desde o início da pandemia, a empresa soma esforços para minimizar os impactos do coronavírus nas regiões onde atua. “Enquanto a pandemia não acabar, acreditamos que é preciso continuar unindo forças para salvar vidas. O Hospital de Campanha em Imperatriz ampliará de forma expressiva a capacidade de atendimento e auxiliará no tratamento de pessoas hospitalizadas por conta do aumento de casos na região”, afirma.

O Hospital de Campanha está sendo montado no Centro de Convenções do município. A unidade vai contar com 60 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), equipados e adequados ao atendimentos dos casos de coronavírus. O total de leitos vai reduzir a demanda do Hospital Macrorregional, do Hospital Materno Infantil, e da assistência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bernardo Sayão.

Presentes ao momento, os secretários de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto e da Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo; o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande; e demais convidados. A comitiva esteve ainda na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) para tratar sobre a testagem para o novo coronavírus.

MEDIDAS

A ocupação de leitos exclusivos para tratamento do coronavírus é maior em Imperatriz, onde tanto os clínicos, quanto de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estão com índice de ocupação acima de 80%. O suporte do Governo para atender à demanda no município e demais regiões maranhenses, entre outras medidas, inclui helicópteros para transporte de pacientes e abertura de 359 novos leitos.

Preso homem que tentou matar a ex-companheira com 15 facadas

Está preso o homem que tentou assassinar a esposa, desferindo 15 facadas contra ela. Ele foi detido em ação da Polícia Civil, na quarta-feira (24). O caso ocorreu em Imperatriz, dia 18 de fevereiro. A mulher foi hospitalizada.  A polícia enquadra o caso como tentativa de feminicídio.

Segundo as investigações, com o fim do relacionamento, a mulher foi à casa em que morava com o autor do crime, buscar pertences pessoais, e foi agredida a facadas.

Ao ser preso, o acusado ainda tentou fugir, mas a polícia recapturou com apoio das equipes do Centro Tático Aéreo (CTA). Após a prisão, ele foi conduzido até a Delegacia Regional de Imperatriz para prestar depoimento.

O homem foi encaminhado para a Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI) onde está à disposição da justiça.

Prefeitura de Imperatriz edita medidas mais rígidas de restrição

Bares, restaurantes e casas de shows de Imperatriz, agora terão normas mais rígidas a cumprir, editadas pela Prefeitura. A razão é o aumento nas internações por Covid-19. As medidas do decreto já estão em vigor e com isso, os estabelecimentos devem fechar às 23 horas. O decreto se mantém até dia 10 de março, quando será feita uma revisão e, de acordo com o cenário, pode ser revogado ou ampliado.

O decreto proíbe a realização de apresentações artísticas, festas ou eventos de qualquer natureza e a utilização de pistas de danças estão proibidas por pelo menos 15 dias, após às 23 horas. Determina que estabelecimentos empresariais e comerciais devem reduzir o limite de lotação para 50% da sua capacidade.

As celebrações religiosas devem respeitar o distanciamento social, o uso de máscara deve ser obrigatório e estão proibidos utilização de instrumentos de sopro durante os encontros. Faculdades e universidades deve restringir a quantidade para os alunos na sala de aula e adotar aulas presenciais e remotas.

O documento determina ainda que, restaurantes e locais que vendem comida devem disponibilizar luvas higiênicas e determinar uso obrigatório de máscaras de proteção aos clientes; supermercados devem utilizar material descartável no uso do álcool em gel na higienização dos carrinhos e cestas compras e outras medidas.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19  na cidade, está em 95,24%; e de leitos clínicos exclusivos para Covid-19, está em 89,62%. Os dados são do mais recente boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desde o início da pandemia, Imperatriz já registrou 10.117 casos da doença.

“Trouxemos essa medida mais restritiva, para ver se dá um choque de realidade na população. Todos nós, e me incluo nessa, precisamos voltar a ter as cautelas e cuidados que tínhamos antes. Não é hora de descuidar não”, explica o prefeito, Assim Ramos.

Nova agência do Procon inaugurada no interior do Maranhão

A defesa do direito do consumidor garantindo com a entrega de mais uma unidade do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA). A nova agência foi entregue neste sábado (20), aos moradores de Amarante do Maranhão, interior do estado. A unidade vai alcançar cerca de 74 mil pessoas do município e região.

Ficava em Imperatriz a unidade mais próxima do Procon para moradores de Amarante do Maranhão e municípios vizinhos. Com o novo prédio, serviços como emissão de RG, inscrição e consulta do CPF, Procon, dentre outros, estarão mais perto da população. Com a entrega, totalizam 55 unidades do Viva-Procon inauguradas pelas Governo do Estado, em todo o Maranhão.

“Moradores de Amarante do Maranhão e de outros municípios da Região Tocantina, agora terão acesso a diversos serviços de cidadania e de defesa dos direitos do consumidor. O serviços mais perto de casa e com atendimento humanizado”, explicou a presidente do Procon Karen Barros.

Para o prefeito Vanderly Gomes, a unidade marca um momento histórico para o município. “Foi um dos maiores benefícios que nosso povo já recebeu aqui em Amarante do Maranhão: não precisar mais viajar, às vezes sem condições de almoçar na estrada, para tirar um simples documento. Agora, isso acabou”, disse o prefeito.

Localizado na avenida Castelo Branco, s/n, no centro de Amarante do Maranhão, o novo prédio do Viva/Procon tem 178,64 m² e se soma ao conjunto de obras destinadas à melhoria da qualidade de vida da população local. As obras foram executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), em parceria com órgãos do executivo e legislativo da cidade.

Serviços

Entre os serviços oferecidos no órgão estão, emissão de RG, inscrição e consulta de CPF, serviços do Balcão do Cidadão (emissão de boletim de ocorrência, consultas ao NIT, PIS/Pasep), Procon e outros serviços on-line.

Para evitar aglomerações e garantir a segurança sanitária dos cidadãos, o atendimento será realizado exclusivamente por agendamento, que pode ser feito através dos números (98) 3261-5100 e 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; on-line, pelo aplicativo PROCON MA, disponível nos sistemas Android e iOS; e pelo site ww.procon.ma.gov.br.