Foto: Horth Rasur/Shutterstock

Novo teste rápido desenvolvido pela USP é 5 vezes mais barato

Desenvolvido durante quatro meses e com o objetivo de ampliar e facilitar a testagem em massa no Brasil foi criado pelos pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP) um novo dispositivo para detecção do novo coronavírus chamado de “Teste Popular Covid-19”. Com o resultado em 10 minutos, a nova testagem deve ter um custo de R$ 30, cinco vezes mais barato que os testes que já comercializados no país.

Foto: Mauricio Vieira

O Teste Popular Covid-19 terá a capacidade de revelar se o paciente possui anticorpos depois de receber a dose de alguma vacina e dessa forma servir como auxílio para os médicos se há necessidade ou não de acompanhamento do paciente no processo de imunização.

Segundo os pesquisadores, o procedimento será mais tranquilo e não irá demandar uma estrutura laboratorial. O teste já está concluído e na etapa de produção de grande escala, mas aguarda a regulamentação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Com todo processo autorizado, a expectativa é de que em 60 dias o produto esteja disponível para venda.