Foto: Divulgação

Número mundial de novos casos de covid-19 recuou pela 5ª semana consecutiva, diz OMS

Nesta segunda-feira (15) durante coletiva de imprensa , o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, destacou que o número de novos casos de coronavírus apresentados em todo o mundo reduziu mais uma vez, sendo a quinta semana consecutiva. De acordo com Tedros o total de novas infecções da última semana foi o menor desde outubro do ano passado, embora haja surgimento de variantes potencialmente mais contagiosas do vírus.

O diretor-geral disse ainda que a Organização Mundial de Saúde relacionou duas versões da vacina contra covid-19 desenvolvida pela farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford para uso emergencial, iniciando o caminho para que os imunizantes sejam fornecidos através da Covax, forma como é conhecida a iniciativa para garantir acesso global rápido e equitativo às vacinas.

Em relação a recente missão da OMS à China para tentar identificar a origem da covid-19, a infectologista Maria van Kherkove, que lidera a equipe técnica de covid-19 da entidade, disse que o grupo ainda não publicou relatórios sobre a viagem. Kherkove explica que a OMS irá a priori divulgar um sumário das conclusões da missão antes de liberar um documento completo sobre o assunto.