O que funciona com novo decreto, a partir desta segunda-feira (29)

Mudanças anunciadas pelo Governo do Estado para reduzir a propagação da Covid-19 no estado entram em vigor nesta segunda-feira (29) e valem até o domingo (4). As alterações foram divulgadas pelo governador Flávio Dino durante entrevista coletiva na última sexta-feira (26).

Sobre o regime de funcionamento das escolas no estado, o governador Flávio Dino anunciou que as escolas de modo geral terão autorização para realizar ensino híbrido, mas que a rede estadual de ensino continuará apenas com ensino remoto.

A partir de segunda-feira (29), o funcionamento do comércio será da seguinte forma:

Comércio funciona das 9h às 21h;

Shows e eventos suspensos por mais uma semana;

Bares e restaurantes voltam a funcionar partir de segunda (29) com limite de 50% da capacidade;

Academias também abrem com limite de 50% da capacidade;

Sobre o funcionamento do serviço público, o governador manteve a suspensão das atividades por mais uma semana, com exceção das atividades que fazem parte dos serviços essenciais.

Com relação às atividades religiosas, como cultos e missas, na Grande São Luís, também deve ser observada a lotação de 50% da capacidade. As medidas em vigor podem sofrer novas alterações a partir de análises técnicas diante da realidade da crise sanitária no Maranhão.

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficarão fechadas no Maranhão para ajudar na contenção da pandemia da Covid-19. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial. Também ficam suspensos, com a medida, os serviços de perícia médica.

O INSS lembra ainda que o dia 2 de abril será feriado nacional – por isso não haverá expediente em nenhuma unidade do INSS no país. Além disso, as agências também não abrem aos sábados e domingos.