Oito pacientes vindos de Manaus com Covid-19 recebem alta

Na tarde desta segunda-feira (25) o Hospital Universitário da UFMA informou que oito pacientes vindos de Manaus para o tratamento da Covid-19 na capital maranhense receberam alta. Em consequência da crise na saúde pública no estado do Amazonas, os pacientes tiveram que ser transferidos para outras cidades em busca de tratamento. Para o HU-UFMA, em São Luís, foram transferidos um total 39 pacientes.

Foto: Divulgação

Todos os pacientes amazonenses receberam na alta um kit com lembrancinhas, fruto de doações de voluntários e profissionais. Além da caneca personalizada por Sara Morais, da Ong Doadores de Amor, tinha também uma caixinha produzida pela Obra Prima Criações com a arte cedida pela agência de publicidade Dupla Criação. Dentro dela continha um imã de geladeira, um chaveiro de azulejos e um cartão desejando muita saúde.

Após a alta hospitalar, os pacientes amazonenses fizeram um passeio terapêutico na manhã do domingo com a equipe do hospital. Visitaram um dos principais pontos turísticos da cidade, a Praça Gonçalves Dias, localizada a poucos metros do Hospital Universitário.

Toda logística de retorno para Manaus foi de responsabilidade do Ministério da Saúde e da Secretara de Saúde do Amazonas.

Através de uma coordenação monitorada pelo do Ministério da Saúde, uma rede de apoio foi criada no Brasil para receber os pacientes de Manaus com Covid-19 que não conseguem mais vagas para internação na capital amazonense.