Foto: Divulgação

Fiscalização durante períodos de defeso do caranguejo-uçá é realizada pela SEMA

Estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), ações de fiscalização ao longo do terceiro período de defeso do caranguejo-uçá em todo o Maranhão. Ao todo, são quatro períodos de defeso e o encerramento será no mês de abril em todos os estados participantes, sendo eles: Amapá, Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

A ação visa combater a pesca, transporte, comércio irregular e ilegal do caranguejo-uçá. Bares, barracas, restaurantes, portos, mercados e feiras, além de vários pontos de comercialização dos crustáceos foram alvos da operação. Nos três primeiros períodos foram realizadas ações de fiscalização na região metropolitana de São Luís, Resex do Delta (Morro do Meio e Torto), Araioses, Barreirinhas e na Área de Proteção Ambiental dos Pequenos Lençóis Maranhenses.

Ao todo, foram apreendidas cerca de 1.300 espécimes de caranguejo-uçá vivos, que foram soltos em seu habitat natural e aplicados autos de infração e multas.

As ações de fiscalização vão acontecer até o final do período de defeso, que será no mês de abril.

Confira os períodos do defeso do caranguejo-uçá em 2021:

– 1° Período: 14 a 19 de janeiro 

– 2° Período: 29 de janeiro a 3 de fevereiro 

– 3° Período: 28 de fevereiro a 5 de março 

– 4º Período: 29 de março a 3 de abril