Foto: Marcello Casal

Participantes do Enem digital podem pedir reaplicação do exame

Os estudantes que não compareceram ao Enem Digital em virtude de problemas logísticos ou que tenham sido diagnosticados com Covid-19 (ou apresentado sintomas) de doenças infectocontagiosas, vão poder pedir a partir desta segunda-feira (08) a reaplicação da prova. O candidato tem até o dia 12 de fevereiro para se inscrever. A reaplicação do exame acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Entre as doenças que autorizam a solicitação da reaplicação estão a coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) , após as provas convencionais os participantes já puderam enviar exames e laudos médicos. Os resultados serão divulgados no dia 15 de fevereiro. Pelo Enem Digital, 320 participantes já fizeram os pedidos e até agora foram aprovadas 194 solicitações.

Para poder ter aprovação na reaplicação do exame, o candidato deve colocar de forma obrigatória,um documento legível que comprove a doença. Ainda na documentação, o estudante deve colocar o nome completo, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

E em relação aos problemas logísticos, são caracaterizados segundo o edital do Exame, desastres naturais que prejudiquem a aplicação a prova e comprometa a infraestrutura do local, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Os candidatos podem acompanhar o resultado da aprovação ou reprovação do pedido na Página do Participante. Os estudantes também poderão ter contato através do telefone disponibilizado pelo INEP no 0800 616161. O Instituto pede que as pessoas façam o pedido pela internet. Os solicitações de reaplicação serão analisados pelo Inep.