A pesca do caranguejo no período de defeso gera multa e outras penalidades.

São Luís: Período de defeso encerra na terça, 8

Está proibida a caça e a comercialização do caranguejo-uçá em São Luís. Até a próxima terça- feira (8) a captura, o transporte e o comércio do caranguejo estão proibidos. Este é o terceiro de quatro períodos de defeso do ano, para garantir tempo para espécie se reproduzir na natureza.

Para não perder a freguesia que gosta do prato típico no Maranhão, donos de estabelecimentos que vendem o item se preparam antecipadamente para poder receber os clientes e oferecer o caranguejo.

Para que surta o efeito desejado, precisa haver fiscalização. O biólogo Alexandre Azevedo destaca o quanto o caranguejo-uçá é importante na manutenção do equilíbrio ecológico.

O caranguejo-uçá é uma espécie que apresenta uma importância fundamental para a ecologia dos nossos manguezais, diz o biólogo. “Eles escavam tocas subterrâneas e ajudam a oxigenar o solo e eles se alimentam de matéria vegetal, principalmente de folhas, acelerando o processo de decomposição dessa matéria orgânica e fertilizando esse solo”, frisou.

Além disso, essa espécie possui uma capacidade reprodutiva excepcional, completa o profissional. “Uma única fêmea coloca milhares de ovos e esses ovos vão se desenvolver em larvas que vão servir pra toda cadeia alimentar com uma diversidade incrível de peixes”, finalizou o biólogo.