Professores maranhenses ganham oportunidade em instituições do Japão

O consulado do Japão em Belém abriu inscrições para professores brasileiros e oferece bolsas de estudo em Treinamento em Educação Escolar. Podem se candidatar professores de ensino médio e fundamental dos estados do Pará, Amapá, Piauí e Maranhão. As inscrições podem ser feitas até dia 22 de fevereiro.

O Japão destina bolsas nos valores mensais entre 143.000 ienes, que equivale a cerca de R$ 7.495, para professor; e 117.000 ienes, cerca de R$ 6.133, para estudante de graduação. Graduados concorrem às bolsas para Treinamento em Educação Escolar e estudantes universitários descendentes de japoneses, às oportunidades em Treinamento em Cultura e Língua Japonesa. Estudantes recebem ainda passagens aéreas e pagamento das despesas escolares.

Os candidatos vão passar por uma análise de documentos e entrevista (em inglês e/ou japonês). Para a inscrição, deve ser preenchida ficha em inglês ou japonês, duas fotografias 3,5×4,5 cm, diploma e histórico escolar com traduções para o inglês ou japonês. Ainda, apresentar carta de recomendação do diretor, com tradução para o inglês ou japonês e projeto de estudo em inglês.

OPORTUNIDADE

Desde 1981, 23 professores e dois estudantes universitários dos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Amapá, viajaram para o Japão. Após a conclusão dos cursos retornaram ao Brasil para atuar nas instituições de ensino e colaborar no desenvolvimento educacional em seu estado de origem.