Programa ambiental vai conceder bolsa auxílio a jovens maranhenses

O programa Agente Jovem Ambiental vai contribuir com jovens 16 e 21 anos, com apoio financeiro para realização de atividades comunitárias, envolvendo a proteção ao meio ambiente. A ação, que será coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), tem por finalidade promover inclusão social e ambiental de jovens maranhenses, por meio do estímulo à participação cidadã em projetos socioambientais sustentáveis.

Os selecionados recebem auxílio financeiro mensal e dentre as suas funções, deverão mobilizar as populações do entorno dos respectivos espaços, ajudando na organização de eventos educativos, promovendo ações de educação ambiental junto à comunidade e contribuindo com a execução de projetos de educação ambiental.

Poderão participar egressos ou matriculados no Ensino Médio, em escola pública. Uma das funções do agente jovem é ajudar na recuperação de áreas degradadas, auxiliando a gestão pública nas ações de manejo das áreas verdes protegidas, buscando recuperar a vegetação ou acelerar seu crescimento para o restabelecimento de suas condições naturais. O projeto de lei do Governo foi enviado à Assembleia Legislativa do Estado.