Programas sociais, vacinas e setor econômico são foco das propostas de Arthur Lira para a Câmara Federal

Candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira (20), a jornalistas, que o esforço do ‘novo Congresso’, terá como foco ações de combate à crise do coronavírus, citando o fortalecimento de programas sociais, a imunização da população e a recuperação da economia. O novo Congresso refere à troca de comando na Câmara e no Senado, ambos com eleições em fevereiro,

Lira é tido como o nome do governo na disputa pela presidência da Câmara, contra Baleia Rossi (MDB-SP), candidato do grupo do atual presidente, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Um assunto que deve prevalecer é que a gente foque na discussão e no apoio, para que debele essa pandemia. Todo o esforço do novo Congresso, a partir dessa nova Mesa, serão para o fortalecimento de alguns programas sociais, tratar a vacina com critério e cuidar da economia”, disse .

Questionado, Lira negou ter conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a eventual disposição em retomar a discussão sobre imposto nos moldes da antiga CPMF, tema sensível entre os parlamentares. Ele afirmou que a definição da pauta ocorrerá de maneira coletiva, com antecedência, com previsibilidade, com transparência, e levando em conta a proporção das bancadas na Casa.

Sobre disputa pelos votos do PSL, Lira disse já ser fato consumado o apoio da maioria do partido. Segundo ele, a maioria da bancada já se coloca favorável às sua candidatura. Sobre impeachment do presidente Jair Bolsonaro, Lira pontuou que não trata do assunto. “Não, esse tema é pertinente ao presidente atual da Casa, eu não vou usurpar nem um dia do mandato dele. Se eu me eleger a partir do dia 1º, aí eu falo dessa questão”, respondeu.