Restaurantes e bares fechados na Grande Ilha, a partir de hoje, 15

As novas medidas de restrição começam a valer a partir desta segunda-feira (15), no estado. Entre as determinações, está a suspensão do funcionamento de bares e restaurantes na Região Metropolitana de São Luís.

As medidas são fruto de determinação do Governo do Estado, para conter o avanço da Covid-19 no Maranhão. As regras prosseguem até dia 21 de março, quando haverá nova avaliação do cenário de pandemia.

Os donos de bares e restaurantes podem se cadastrar para ter direito a um auxílio de R$ 1 mil, que deverá ser pago pelo governo, para evitar demissão de trabalhadores. O benefício será concedido em parcela única, a partir da sexta-feira, 19 de março. Este também é o prazo em que encerra o cadastramento, que deve ser feito na Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc).

Foi anunciado um auxílio emergencial estadual para o setor da cultura da Região Metropolitana de São Luís. Serão contemplados artistas que participaram da Lei Aldir Blanc. O valor pago é de R$ 600, em cota única, e a parcela será creditada até o dia 19 de março. O cadastro é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

As regras incluem ainda suspensão de aulas presenciais nas escolas da rede estadual e privada; missas e cultos com o máximo de 30% da capacidade; funcionamento do comércio das 9h às 21h; e delivery até às 23 horas.