Segunda dose da CoronaVac chega aos municípios maranhenses

Mais de 46 mil doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19. devem chegar a 43 municípios, nesta segunda-feira (22). Esta é a segunda dose da vacina, que é distribuída pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e alcançará regionais de saúde da Região Metropolitana de São Luís, Chapadinha, Rosário e Itapecuru. A vacina será para imunização do público-alvo – profissionais da saúde e idosos com 90 anos ou mais – já vacinado com a primeira dose.

A vacina é entregue pelo Ministério da Saúde para o Governo do Estado, que recebe a dosagem e encaminha para a Central Estadual de Frio, que faz a separação de doses para cada município. A distribuição acontece na regional de saúde metropolitana e, para as mais próximas, o transporte é feito por meio de caminhão frigorífico, específico para o transporte dos imunobiológicos.

Para as regionais de saúde mais distantes, esse transporte acontece com o apoio do Grupo Tático Aéreo, em caixas térmicas específicas para esse serviço. Ao chegar na regional de saúde, cada município recebe sua caixa com dosagens específicas para realizar a vacinação. Atualmente, 108.938 pessoas foram vacinadas com a primeira dose da CoronaVac em todo estado. O percentual de cobertura da primeira dose é de 88,37% do público-alvo.