Mulher segura frasco rotulado como de vacina para Covid-19 em foto de ilustração 10/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic

Vacinação contra o novo coronavírus já alcança mais de 31 mil pessoas na capital

A campanha de vacinação contra a covid-19 permanece imunizando milhares de pessoas na capital, aquelas incluídas nos grupos prioritários e já soma mais de 35,5 mil vacinados.

Os números foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e mostra o êxito da ação. Em breve, mais vacinas serão entregues na capital, que vai proporcionar ampliação do público imunizado.

A população de idosos tem sido vacinada a partir de ação de busca ativa. O trabalho faz parte das estratégias do Plano Municipal de Vacinação, para garantir que todo o público de idosos seja imunizado na cidade.

O plano consiste na busca em bairros e regiões onde vivem os idosos sem acesso à internet, para fazer a identificação e agendamento da vacinação. O trabalho tem base nas ações de Busca Ativa dos Centros de Referências da Assistência Social (Cras).

Os idosos em situação de vulnerabilidade social, sem condições para fazer o agendamento da vacinação pela internet, também estão sendo atendidos nas suas localidades. São Luís é a primeira capital do país a usar a base do CadÚnico para localizar idosos, para efetuar a vacinação da Covid-19

Mais recentemente, foram incluidos pacientes oncológicos no grupo prioritário, em mais uma etapa do plano. A vacinação ocorre nas unidades onde os pacientes fazem seus tratamentos.

Na lista desta primeira etapa, estão sendo atendidos os pacientes do Hospital do Câncer Aldenora Bello e do Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho, totalizando 200 pessoas deste grupo.

Mais vacinas

Novo lote de 72 mil doses de vacina foi enviado pelo Governo Federal ao Governo do Estado, que fará a distribuição entre os municípios, incluindo São Luís. Enquanto não recebe as novas doses, a Prefeitura já conta com logística para que a aplicação ocorra de forma rápida e segura aos públicos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde, conforme o Plano Nacional de Imunização.

O atendimento na capital se dá de forma descentralizada para evitar aglomerações. Foi montado o Centro Municipal de Vacinação no Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma; e, além disso, foi disponibilizado o sistema drive-thru montado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os idosos acamados estão sendo vacinados em casa pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).