Frasco rotulado como vacina contra Covid-19 em foto de ilustração 10/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

Vacinação na capital será promovida pelo Governo e Prefeitura em parceria

A logística de vacinação em São Luís vai ser deita em ação conjunta Governo do Estado e Prefeitura. A estratégia foi definida em reunião entre os secretários de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, e Municipal de Saúde (Semus), Joel Nunes Júnior. Equipe técnica das duas instituições participaram da reunião de alinhamento das estratégias. Durante o encontro, foram abordados temas referentes a insumos, logística de distribuição e imunização do público-alvo.

Nesta segunda-feira (18), São Luís recebeu as seringas e agulhas necessárias para a execução da primeira etapa da vacinação. Os insumos para os municípios começaram a ser distribuídos pela SES já no sábado (16). O Governo será responsável pela distribuição dos imunobiológicos aos municípios. As prefeituras, por sua vez, farão a vacinação. Estado e municípios aguardam definições do Ministério da Saúde, bem como a chegada da vacina para início da imunização.

 “Estamos trabalhando em conjunto para que essa primeira etapa da vacinação aconteça de forma ágil e segura. Seguimos até esta segunda-feira distribuindo os insumos aos municípios, enquanto aguardamos a chegada da vacina que será enviada pelo Ministério da Saúde. A intenção é que estejamos todos preparados para o início da vacinação”, ressaltou o titular da SES, Carlos Lula.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes Júnior, afirmou que “a reunião foi altamente produtiva. Acertamos detalhes sobre a distribuição das doses e dos insumos para que o Município realize a vacinação. Com esse alinhamento, a população do Maranhão e de São Luís só têm a ganhar”. A Prefeitura irá centralizar a vacinação em um Centro Municipal de Vacinação, no Pavilhão de Eventos do Multicenter Sebrae.