Foto: Reprodução/NYU

Vítima de acidente de carro, passa com sucesso pelo primeiro transplante de mãos e rosto do mundo

Um norte- americano de 22 anos que teve mais de 80% de seu corpo queimado após um acidente de carro que aconteceu em 2018, se tornou o primeiro paciente no mundo que com sucesso passou pelo transplante duplo de mãos e rosto. A cirurgia foi feita em agosto do ano passado e depois de cinco meses em recuperação, pode-se afirmar que o resultado foi satisfatório.

A operação bem sucedida foi anunciada nesta quarta-feira(03) pelo hospital NYU Lagone, localizado em Nova York. De acordo com a instituição de saúde, a cirurgia de Joe Dimeo durou 23 horas e precisou de mais de 140 profissionais envolvidos.

 Foto: Reprodução/NYU 

No acidente, Joe Dimeo adormeceu enquanto dirigia para casa após uma noite de trabalho e seu carro capotou e explodiu. O trágico acidente resultou em vários dedos amputados, grandes cicatrizes no rosto, perda de lábios e pálpebras, o que afetou sua visão e sua capacidade de levar uma vida normal e saudável.

O norte- americano passou por 20 cirurgias construtivas e fez várias transfusões de sangue durante sua internação pós-acidente. Com o sistema imunológico enfraquecido, havia apenas 6% de chance dele encontrar um doador compatível para a cirurgia de mão e rosto. Mas, o doador compatível para ele foi encontrado no estado de Delaware, a cerca de 180 quilômetros de Nova York.

O cirurgião plástico Eduardo Rodriguez, diretor do programa de transplante facial Langone da NYU, contou que teve que explicar a Joe sobre duas outras tentativas anteriores de transplante de mão e rosto feitas no mundo. Ambas tinham falhado: um dos pacientes morreu de infecção e o outro apresentou rejeição às novas mãos.

Joe recebeu um transplante nas duas mãos até seu antebraço, incluindo os ossos do rádio e da ulna, três nervos dominantes, seis veias que exigiam conexões vasculares e 21 tendões. Ainda fez um transplante de face completo, incluindo testa, sobrancelhas, orelhas, nariz, pálpebras, lábios e ossos do crânio, maçãs do rosto, nariz e queixo.